quinta-feira, 3 de julho de 2008

Perguntas que odiamos!

Ha alguns dias atrás lí esse belo artigo escrito por Helio Augusto Ferreira Fontes na http://www.copacabanarunners.net/ sobre "perguntas que todo corredor odeia escutar". Confiram:

"Os corredores freqüentemente escutam sempre as mesmas perguntas de quem não participa de corridas. Nesse artigo, reúno três perguntas que todo corredor odeia escutar.

1) Quantos quilômetros tinha a maratona que você correu?

Quando era criança, e via os participantes da Maratona do Rio de Janeiro passavando em frente de casa, admirava o esforço daqueles corredores para completar os 42 km de corrida, mais precisamente os 42 km 195 metros. Bem mais tarde, aos 27 anos, tomei coragem, treinei e consegui realizar o sonho de completar a distância desafiadora da maratona. Para minha surpresa, após completar minha primeira maratona, comecei a escutar a pergunta “quantos quilômetros tinha a maratona que você correu?”. Como assim quantos quilômetros? Parece óbvio que, se completei a maratona, foram 42 km...
Mais tarde percebi como era comum essa pergunta e a surpresa acabou virando indignação. Para a maioria das pessoas “maratona” é sinônimo de “corrida”, desvalorizando a esforço e dedicação necessários para superar a distância. Não dá para comparar o desgaste físico e psicológico de maratona com uma corrida de 5 ou 10 km. Mais tarde, com a popularização da meia-maratona do Rio de Janeiro, as pessoas começaram a chamar meia-maratona de maratona. O que também menospreza o que é uma maratona. Apesar da distância ser o dobro, o desgaste, esforço, dor, enfim tudo, é bem mais que o dobro. É apenas depois dos 30 e poucos km que o “bicho pega” na maratona e o corredor pode sentir como se estivesse carregando o mundo nas costas. Quantos quilômetros tinha a maratona eu corri? Minhas maratonas sempre tiveram 42 km!

OBS minha: Realmente essa pergunta é chata. Já me incomodou mais, mas hoje dou um desconto pois nem todos são obrigados a saber o que é uma maratona. A menos que estejam fazendo uma reportagem.

2) Você já correu “maratona” de São Silvestre?

Para começar a São Silvestre não é uma maratona, e sim uma corrida de 15 km. As pessoas em geral conhecem apenas as corridas televisionadas, e a São Silvestre é a mais famosa. Para muitos, os corredores devem correr a São Silvestre, pois acreditam que é a melhor corrida do Brasil. Não, nunca corri a São Silvestre. Afirmo também que não é a “melhor corrida do Brasil", muito pelo contrário. As corridas televisionadas são planejadas para a TV, não para os corredores. O horário da largada é o melhor para a TV, mesmo que os corredores derretam no calor. A largada é em lugar estreito, para dar maior sensação de multidão na TV. As mulheres correrem a São Silvestre no meio da tarde em pleno verão é no mínimo irresponsável. Tive uma amiga que participou da São Silvestre e foi hospitalizada em coma devido ao calor no horário da prova. Os corredores são amassados na largada da São Silvestre (e na meia-maratona do Rio também), mas isso fica bonito em uma tomada mais longe na TV. Há corridas muito melhores, feitas para corredores, como as maratonas de Porto Alegre e Santa Catarina, que quase ninguém conhece. Se eu já corri a São Silvestre? Nunca e nem quero correr.

OBS minha: Sim ja corrí! Não é a melhor corrida do mundo mas acho que todo corredor deveria participar pelo clima como um todo e, convenhamos, você nunca teve curiosidade de correr ela também?

3) Você não ganhou? Qual foi a sua colocação?

Uma das coisas bonitas da corrida é que você pode competir contra si mesmo, e sair vitorioso ao superar metas. A esmagadora maioria dos corredores estabelece como metas completar a prova em um determinado tempo ou algumas vezes, se for uma distância desafiadora como uma maratona ou ultra, apenas completar a corrida. Um número relativamente pequeno de corredores tem como meta obter uma colocação em sua faixa etária. Essa é outra coisa bonita nas corridas, os corredores são divididos em faixas etárias e além da colocação geral também recebem colocação no seu grupo de idade. Além desses, a minoria da minoria, apenas a elite, entra numa corrida de grande porte para ganhar.
Assim, o corredor pode ficar muito feliz ao superar o seu melhor tempo em uma corrida e sentir-se vencedor, então recebe a pergunta “e ai, ganhou? Não??? Chegou em que colocação?”. Ao responder sua colocação o corredor, que foi vitorioso ao conseguir alcançar sua meta, é visto com um olhar de surpresa e pena como se fosse um derrotado."

OBS minha: Essa também é uma pergunta clássica que sempre respondo mencionando a faixa etária e meus tempos na prova.

Créditos: Texto copyright © 2008 por Helio Augusto Ferreira Fontes

3 comentários:

  1. --------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Grande Felipe, lhe agradeço por visitar o meu blog de corridas, vc será sempre bem vindo lá. Meus parabéns meu amigo pelo estilo de vida que leva, também lhe parabenizo pelo blog de corridas está show e muito informativo e vai ajudar muitos corredores é isso ae, já adicionei o seu blog no meu se puder adicionar o meu fique a vontade, também se quiser entrar em contato com os amigo(a)s corredores que estão adicionados no meu blog pode tá, lá tem mais de 50 corredores e inclusive do Canadá e Portugal, também amigo fico feliz em saber que através do X vc criou um blog para vc fazer relatos sobre corridas e com certeza vai ajudar muitos corredores, só lhe peço uma coisa não faça que nem alguns corredores pela impulsão criam um blog e daqui a pouco não atualiza mais.
    Os relatos no seu blog estão show e esse que vc pegou no Copacabana Runners é show, alguns amigos as vezes também me perguntam isso e eu nem ligo quando eles vem com algumas perguntas bestas como chegou em qual lugar...blá, blá e blá. Bom meu amigo também espero um dia que vc vire amigo Real hein. Estarei correndo o revezamento dos fuzileiros e no dia 27 julho estarei correndo os 50kM de Friburgo se vc estiver em um desses desafios me procure na barraca da ACORUJA.
    Ahhh sobre o tempaço que vc disse que eu fiz na maratona do Rj eu queria fazer que nem em 2005 quando eu fiz em 2h 53min, mais isso vai me estimular mais para que eu treino e tentar abaixar esse tempo na próxima maratona.
    Amigo lhe desejo sucessos em tudo que fizeres.
    Boas passadas e bom final de semana.
    Um abraço,
    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fala Taves!!!

    Show de bola o blog!!!

    Essas perguntas realmente pertubam as vezes... mas temos q ter um pouco de paciência... mas só um pouco!!! heheheh

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Volta para Acoruja, antiguidade é posto já se fala na caserna ! O PH vai voltar também ! Vamos reativar Paineiras

    ResponderExcluir