sexta-feira, 4 de julho de 2008

Até que enfim sem lesão!

Para quem já esteve parado por alguma lesão sabe o quão prazeroso é se sentir íntegro após uma prova, e principalmente após um dos desafios mais extremos que foi a maratona.
Por exemplo: Na segunda-feira agora estava com as pernas doídas, o braço um pouco, mas sabia que aquilo era do esforço feito e não havia nenhum sinal de lesão. Resultado: hoje já estou novo em folha, inclusive ontem dei um trotezinho para ir voltando.
É importante também voltar a correr aos poucos. Quando me machuquei, um dos motivos foi que na terça ou quarta após a maratona de 2006 já estava querendo fazer 4:30 km para poder voltar a treinar logo, então estava eu no aterro, na altura dos 1.000 m quando sentí uma forte dor no joelho logo abaixo do tendão patelar. Continuei a correr devagar e fui pra casa. A dor continuou pelos dias, semanas, meses seguintes... os médicos com quem eu vinha tratando diagnosticavam "tendinite patelar" apesar de todos os meus exames apontarem "tendão íntegro" e toca fisioterapia! Chegou a tal ponto que eu não tinha mais exame pra fazer: todos que o médico pedisse eu tinha (dos dois joelhos): raio-x, resonância, cintilografia...
Até que fui no Dr. Guilherme Gill, na Barra e este, olhando o meu primeiro exame que havia feito, o de raio-x, diagnosticou "exostose da tíbia", era tipo um esporão só que atrás do tendão patelar no finalzinho dele, quando ele "cola" na tíbia. Quando corria, essa ponta de osso machucava o tendão. Então após 70 (isto mesmo setenta!) sessões de fisioterapia resolví operar. Da consulta pra cirurgia foram 2 semanas apenas! E, sete meses depois estava correndo SEM DOR ALGUMA!!!!!
Por isso hoje valorizo bastante duas coisas: os dias de descanso e a musculação. Mas isso já é papo para outra postagem!

Um comentário:

  1. Olá Taves,

    acessei seu site via Corredor-X e adicionei o seu blog nos meus favoritos.

    Parabéns pelas suas maratonas especialmente a da última semana, participei da minha primeira meia e lento cheguei inteiro.

    Tenho muito medo de lesão e já tive algumas, portanto tomo muito cuidado.

    Um abraço e nos vemos por aí.

    Paulo
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir