sábado, 23 de abril de 2011

Forma da passada

Estive pesquisando vídeos sobre corrida e acabei me deparando com este assunto: a forma como pisamos durante a passada. Não falo sobre ser supinador, neutro ou pronador, e sim do modo como o pé aterrisa no solo.
Creio que muita gente, como eu, ao dar a passada da corrida, pisa primeiro com o calcanhar e depois transfere o movimento ao longo do pé. Acredito que esta forma de correr não é a mais econômica, provoca esforços indesejáveis em cada passo e ainda "freia" o nosso corpo.
A passada "eficiente" é aterrisar com a parte da frente do pé (em inglês simplesmente chamada de "toes"). A primeira vista imagina-se que é fazer o mesmo movimento que fazemos mas esticando a ponta do pé. Não é isso. Não é pra ser bailarino.
Na verdade o movimento do corpo todo tem que mudar a postura e o pé deve aterrisar embaixo de nós. Experimente correr devagar e descalço e naturalmente vem o movimento correto. Ontem fiz algumas experiências e realmente me sentí mais leve correndo. Ao comparar com o movimento antigo então, nota-se claramente a diferença, o impacto causado a cada passada.
A princípio não correrei mais aterrisando com o calcanhar (ainda estou me adaptando, claro).

Aqui estão os vídeos:

- Do que estou falando?


- Uma comparação dos dois tipos de pisada:


- Explicação sobre como pisar corretamente (está em inglês mas acho que dá pra aprender mesmo sem saber):


- Exemplo prático, vejam como no grau mais perfeito a pisada é sutilmente feita pela parte da frente:

Um comentário:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo-
    Muito boa a dica e já estou fazendo uso dessas passadas...showww...

    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir