sábado, 14 de março de 2009

Salute

Ontem estava assistindo a Sportv e ví um interessante documentário a respeito do que ocorreu na Olimpíada de 1968:



Dois atletas americanos, Tommy Smith e John Carlos, resolveram protestar no pódio contra a segregação racial nos EUA, eles haviam sido 1º e 3º na corrida dos 200 m. E o segundo colocado, o atleta australiano Peter Norman, apesar de branco, resolveu aderir ao protesto também.
Para o pódio, John e Tommy haviam planejado usar luvas pretas. Carlos porém esqueceu as suas na vila olímpica, foi então que Peter sugeriu aos dois que cada um usasse cada mão da luva. E Peter Norman ainda pediu para usar um casaco com o símbolo da campanha "Projeto olímpico para os direitos humanos (OPHR)" que tinha o propósito de alertar ao mundo sobre a segregação racial.

Houve então a cena histórica:

Repare no símbolo branco no peito dos atletas. Era o símbolo da campanha "OPHR".
O que ocorreu com os atletas após este evento? Foram esquecidos pela mídia americana e australiana. Receberam ameaças de morte e impedidos de competir na próxima olimpíada. Tiveram uma curta carreira no futebol americano.

O tempo passou e em 1996 os jogos foram em Atlanta. Homenagearam os maiores medalistas olímpicos americanos de todos os tempos. Tommy Smith e John Carlos foram solenemente ignorados.

Em 2000 houve os jogos de Sydney. Vários atletas australianos foram homenageados. Peter Norman foi esquecido. É bom lembrar que o recorde australiano dos 200 m é de Norman até hoje (20.06 s).

Tommy Smith e John Carlos ainda estão vivos e receberam recentemente uma homenagem da universidade para qual competiam nas olimpíadas, a Universidade de San Jose.



Peter Norman faleceu em 2006 vítima de ataque cardíaco.

O título deste post, é o título de um filme lançado em 2008 sobre o ocorrido.

2 comentários:

  1. Felipe ótima matéria, legal essa homenagem que a Universidade de São José fez aos atletas americanos, para mim eles fizeram um protesto legal.
    Quanto a sua pergunta no meu blog, vamos lá.
    Estou seguindo a planilha do meu técnico, pois o meu corpo já acostumou com esses treinos longos, pois conheço corredores que treinam 6 vezes na semana e descansam 1 dia, outra coisa, prefiro fazer este treino pq as vezes não tenho tempo dai, estou aproveitando o tempo que tá
    sobrando e quanto aos tiros eu vou aumentar gradativamente, comecei com 100 metros, depois vou para os 200 metros e assim por diante, aliás
    acho que vc não percebeu nos treinos que estou fazendo de FARTECK fazendo 3 minutos fortes e 2 fracos já é considerado TIROS.

    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  2. cara, eu vi essa reportagem ontem tb.
    Muito boa mesmo !!!
    Sensacional!
    Tb vou fazer um post.
    Abs.

    ResponderExcluir