terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Recordar é viver: Maratonas RJ e SP nos anos 80!

Nossa! O da direita ta desabando!

Para os que não sabem, a maratona do RJ, na qual eu me inscreví hoje para a edição 2009, era percorrida por um trajeto bem diferente do atual nas edições da década de 80. Achei isso interessante e resolví pesquisar mais um pouco.

"O espírito da maratona popular foi introduzido no Brasil em 1979, com a realização da Maratona Internacional do Rio de Janeiro. A iniciativa do evento foi da corredora Eleonora Mendonça, que residira alguns anos nos Estados Unidos. Ela criou a empresa Printer, promotora e organizadora de algumas corridas de rua, com um percurso fácil e agradável ao longo das praias de Copacabana e do Leme.

O sucesso das provas de percurso menor, realizadas em 78, encorajou a direção da Printer a lançar um projeto de maior expressão: uma maratona. O primeiro passo foi a escolha de um percurso com largada e chegada no estádio da Escola de Educação Física do Exército, bairro da Urca. Tratando-se de uma prova pioneira, uma avaliação posterior pode classificá-la como satisfatória, no tocante à organização, facilidade nas inscrições, simpósio técnico na véspera, rápida apuração, divulgação dos resultados etc. Concluindo, valeu a pena a primeira maratona brasileira na distância oficial de 42.195 m, ficando o compromisso de novas edições nos anos seguintes, aplicados ligeiros ajustes no projeto original. Pouco mais de 120 corredores concluíram essa prova pioneira.

Depois dela, a Printer promoveu mais quatro, mantendo o nível técnico e organizacional, mesmo com o expressivo aumento do número de participantes. Devido ao relativo sucesso da experiência da Maratona da Printer em 79, o jornalista e esportista José Inácio Werneck, então editor de esportes do Jornal do Brasil, obteve aprovação junto à direção da empresa do seu projeto para a realização de uma maratona no ano seguinte. Além da inquestionável força do JB, mérito para as boas idéias de Werneck e de um seleto grupo que ele reuniu para realizar a importante tarefa, dentre outros José Rodolfo Eichter e Fernando Azeredo.

Em 1980 e 81 foram então disputadas no Rio de Janeiro duas maratonas, uma da Printer e outra do Jornal do Brasil, bem organizadas e com mais corredores. Em 82, ainda mais fôlego, com o lançamento da Viva - A Revista da Corrida, pertencente ao grupo do JB. Foram anos de ouro da maratona no Brasil, com a participação de maratonistas estrangeiros de nível internacional, realização de simpósios importantíssimos e um crescimento vertiginoso do número e da qualidade de maratonistas brasileiros. Sem outras opções de provas de menor distância com boa organização, centenas de corredores deslocavam-se para as maratonas do Rio de Janeiro, procedentes de dezenas de estados brasileiros e também do exterior, compreendendo atletas amadores e de elite, jovens e veteranos.

As maratonas vinculadas ao Jornal do Brasil tiveram no início os seguintes títulos: Maratona Bradesco / Jornal do Brasil, Maratona Atlântica Boa Vista / Jornal do Brasil. Mais tarde, 3ª, 4ª, 5ª Maratona do Rio, concorrendo com a Rio Maratona 82, 83 e 84, além das provas intituladas Maratona da Cidade. Com a saída do Jornal do Brasil, uma corrente passou a seguir outros veículos de comunicação, Jornal dos Esportes e depois Jornal O Dia.
Em 82, ocorreu a Maratona Cidade de São Paulo, buscando-se o mesmo êxito que vinha sendo alcançado no Rio. No entanto, as poucas provas realizadas não alcançaram o nível desejado, seja por dificuldades de percurso, seja pela pequena participação do público, seja pelo fato da cidade apresentar dificuldade de se obter um bom percurso, similar ao do Rio.

A segunda Maratona de São Paulo, realizada em 23 de janeiro de 1983, castigou os participantes e o pequeno público que acompanhou a prova devido a um intenso calor, o que provocou um índice técnico baixo. A 5ª Maratona Bradesco / Jornal do Brasil, que foi concluída por mais de 6 mil participantes, teve sua data antecipada para maio, já que fora escolhida pela CBAt e Comitê Olímpico Brasileiro como classificatória para a participação dos maratonistas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Vitória espetacular de Eloy Schleder, obtida no último quilômetro. Entre as mulheres, prevaleceu a experiência de Eleonora Mendonça.

Com um crescente número de paulistas correndo a distância no Rio e em Nova York, foi inevitável que a maior capital do país insistisse em ter sua própria maratona, de nível internacional. A Maratona de São Paulo em 85 teve 972 concluintes, sendo que os últimos fecharam a prova numa agradável temperatura. Em 86, a Prefeitura de SP definiu novo percurso, com largada em frente ao Obelisco do Ibirapuera, contornando-o pelas avenidas do IV Centenário e República do Líbano, com chegada no parque. O percurso dos últimos cinco quilômetros, plano e arborizado, compensou a temperatura alta do final da prova.

Uma equipe de peso da Viva Promoções Desportivas continuou a fazer crescer a Maratona do Rio, que se constituiu no maior evento esportivo do Brasil em 85.


Medalha da Maratona do RJ de 1985!



Além de corredores de quase todos os estados do país, a prova contou com cerca de 500 atletas dos Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, Noruega, Canadá, Itália, Tanzânia, México, Argentina, Bolívia e Porto Rico.
A Maratona do Rio em 86 teve como novidade a largada em Niterói, atravessando a ponte em direção às principais vias da zona sul, com chegada no Leme. Dos 8.534 inscritos, cerca de 7 mil deram a largada e 5.163 concluíram.


Em 87, o grupo liderado pelo jornalista Inácio Werneck, já ligado ao Jornal dos Esportes, organizou a Maratona da Cidade, com largada e chegada no Sambódromo, percurso que agradou aos 2.487 participantes. Vitória de Valmir de Carvalho e de Angélica de Almeida, com a marca de 2:42:31, novo recorde brasileiro na distância. A maratona tradicional do Jornal do Brasil realizou-se a 22 de agosto, contando com grande número de participantes.


O jornal O Dia substituiu o Jornal dos Esportes na organização da Maratona da Cidade, no Rio, em 88. Foi revestida de grande expectativa na medida em que seus resultados serviriam de base para a indicação de nossos representantes na maratona dos Jogos Olímpicos de Seul. Valmir de Carvalho (2:17:10) e Angélica de Almeida (novo recorde brasileiro, 2:37:48) foram os vencedores.

Em 88, a força do Jornal do Brasil foi insuficiente para assegurar o bom nível técnico e organizacional da Maratona do Rio. Venceram o José Carlos Santana da Silva e Nercy Freitas da Costa.


Em 89, a Maratona da Cidade manteve o percurso anterior, largada e chegada no Sambódromo e o bom nível organizacional. A Maratona do Rio em 90, 10ª e última participação do Jornal do Brasil, teve menos de 2 mil concluintes. O percurso foi invertido: largada do Leme, direção Copacabana, Ipanema, Leblon; retorno ao Leme, Aterro do Flamengo e chegada ao Leme.
Em 90, finalmente o bom senso prevaleceu: sentindo que todos estavam perdendo, os grupos (jornal O Dia e a empresa Sports e Marketing) decidiram unificar as duas maratonas que vinham realizando. O percurso foi bastante alterado, com largada na Barra da Tijuca e chegada na Quinta da Boa Vista, na Tijuca."
O texto acima foi retirado da matéria da revista contra-relógio no link:

http://www.revistacontrarelogio.com.br/materias/?A%20evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20maratona%20no%20Brasil.527

As fotos eu que pesquisei.

Comentário meu: Os percursos naquela época eram bem diversificados e muito mais interessantes que a monotonia de sair do pontal ao Aterro. Tá eu sei que pe bonito, mas já é o percurso da Meia Internacional do RJ, por isso podiam fazer algo diferente, até como um "revival" dos anos 80, aproveitando também os 30 anos da maratona do RJ.

Para quem correu nesta época, qual era o trajeto (mais ou menos detalhado) da maratona? Quero ter uma idéia visualizando pelo google earth.

29 comentários:

  1. Boas recordações Taves...Eu corri minha primeira ( e unica) maratona no RIO nesta época. A prova largava as 16 hs num sábado e chegava em frente ao então Hotel meridian... Minhas medalhas da epoca e album de fotos ( ainda não existia fotos digitais ) foram roubadas..infelizmente não tenho nenhum registro destes bons tempos..fiz com 2:48 hs..sem muito treino específico...foi uma experiência maravilhosa!!!
    Agora é rumo aos 160 minutios na maratona do rio 2009!!!
    abração...bons treinos, boas provas.

    ResponderExcluir
  2. Taves eu comprei algumas revistas da época que essa maratona do rio rolava aqui no Rio o nome da revista chamava VIVA e era a única corrida aqui no Brasil sobre corridas, esses anos de 80 foi uma época glamourosa, dava bastante corredor, me arrependi de iniciar nas corridas tarde.
    No ano de 2007 precisamente num dos dias de carnaval eu estava fazendo um longão e parei num camelo para comprar agua para me hidratar e por coincidência o vendedor era corredor nesta época e me mostrou um chaveiro, ele transformou a medalha da maratona em chaveiro, caraca quando eu vi a medalha me arrepiei todo, showwww...
    Parabéns camarada, vamos correr sim a maratona do Rio..

    Um abraço,

    JORGE

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo sou corredor da época e tenho a ficha de inscricão (escrevo de memória sem consultar os alfarrábios) de uma das maratonas Atlantica-Boavista. Na inscrição existe um desenho do percurso. Se for de seu interesse escaneio e mando para o amigo.
    Atenciosamente,
    Guilherme H B Santos
    sibilante@terra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Taves, eu tb corria nessa época, tenho uma foto igual a sua na chegada, com tempo bem mais modesto (4:35:11 - inscr. 4159). Porém tenho procurado uma outra foto minha, (1ª página do JB) na largada de uma outra Maratona, não consigo lembrar o ano, na entrada da Av. Princesa Isabel, vi o fotografo posicionado em cima do tunel, pulei com os dedos das duas mãos em forma de "V", o que resultou em uma posição de destaque naquela massa humana, por favor ajude-me a encontra-la.

    ResponderExcluir
  5. Taves, complementando para resposta (corredor 4159 maratona de 1985), meu Email: sardinha.tintas@uol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Corri as primeiras edições da Maratona Atlântica/Boavista-Jornal do Brasil com grande incentivo do colunista José Inácio Werneck. Colecionei as edições da revista VIVA. Mal posso acreditar que o tempo tenha passado tão rápido. Foi uma época excelente.

    ResponderExcluir
  7. Alvaro Fernando A. Aquino19 de maio de 2010 às 10:43

    Corri as primeiras edições da Maratona Atlântica/Boavista-Jornal do Brasil com grande incentivo do colunista José Inácio Werneck. Colecionei as edições da revista VIVA. Mal posso acreditar que o tempo tenha passado tão rápido. Foi uma época excelente. Desculpem não ter me identificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá corredor como vai! Td bem?
      Gostaria de falar um pouco sobre a maratona de 85 no Rio, cheguei entre os 100, com 2,21 minutos Já em 1986, fui acima, com 2,52, e tenho a foto até Hoje! Amigo! Sou também aquele Ultramaratonista, corrida de Uberaba Uberlândia MG. Liderei até a metade da população prova! Gostaria saber se você tem essa Revista VIVA ainda com essa matéria. Parece que foi no ano de 85 ok Meu Whatszap 64 99991 3648 Queiroz

      Excluir
  8. Alvaro Fernando de A. Aquino19 de maio de 2010 às 10:45

    Corri as primeiras edições da Maratona Atlântica/Boavista-Jornal do Brasil com grande incentivo do colunista José Inácio Werneck. Colecionei as edições da revista VIVA. Mal posso acreditar que o tempo tenha passado tão rápido. Foi uma época excelente. Desculpem não ter me identificado.

    ResponderExcluir
  9. Correr maratona e uma experiência formidável ainda mais se for no Rio de Janeiro onde a paisagem e um espectáculo a parte , tive o prazer de fazer a Maratona de 1986, a q saiu de Niterói e chegou no Leme , alguém sabe me dizer se encontro resultado ou fotos desta Maratona a de 1986?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse link do JB tem a classificação final.
      http://memoria.bn.br/pdf/030015/per030015_1986_00139.pdf

      Excluir
  10. oi boa tarde estou a proucura do maratonista valdenor de souza ribeiro ele é da equipe domiciana gomes e tem 69 anos por fazer preciso encontra-lo com urgencia motivo saude contato(027)32360955 por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  11. Fantástica essa recordação!
    Em 1985, eu estava na Marinha e fazia minha estréia nos 42.195 ms, com apenas 18 anos!
    Fiz 3:33;34.
    Um quarto de século se passou! Caraca!
    Forte abraço a todos que correram aquela prova.
    http://www.flickr.com/photos/fernandopangare/sets/72157602071008051/

    ResponderExcluir
  12. Corri a maratona da printer em 1979 e a da Atlantica e Bradesco em 1980. Sou de São Paulo e gostaria de entrar em contato com os corredores desta época ., principalmente com a Zeze . Meu nome é Armando de São Paulo.
    e-mail:afsren@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  13. ola, sou wilson;tambem estou aqui revendo este maravilhoso momentos bons.corri duas maratonas no rio em 86.nao esqueco jamais parei mas ate hoje estou sentindo a barra n e bom parar meu sonho era correr ate morrer infelizmente nao deu hoje tenho vontade de volta mas ta dificil gostaria de poder receber aquelas fotos q forao enviadas p os atletas com fitas gravadas de 86 cheguei c tempo de 3h19m p mim foi otimo pois eu estava comecando corri em Sc na oktorberfesttb cheguei mas ou menos etre os mais de mil coredores em 210coloc, fase de principiante legal.senhores cordenadores se poder enviar as fotos eu pago se eu ainda voltar a correr se deus permitir vou fazer mas uma maratona se deus quizer ess epoca foi das melhores tb corri nos circuitos bradesco junto com um dos campeao de sao paulo edson bergara era patrocinado pelo bradesco fiquei ospedado no palace hotel eu edson e outro atleta colega fomos em equipe . a todos atletas e cordenadores tambem um abraco!...meu email e ltorreswilson@live.com telf 42074606( 011 )Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  14. haaa! esqueci sou de carapicuiba Sp. fuiiiii........

    ResponderExcluir
  15. Ola! Estou em busca de edições da revista Viva para meu mestrado. Se alguém souber quem possa vender, emprestar ou apenas tirar uma cópia, agradeço muito! por favor, entre em contato com marina@corremundo.com.br Abraços!

    ResponderExcluir
  16. BOA NOITE A TODOS... SOU SERGIO EDUARDO.. TENHO MUITAS SAUDADES DAS MARATONAS ATLÂNTICA BOAVISTA JORNAL DO BRASIL DIRIGIDA PELO JOSE INÁCIO VERNEC; PARTICIPEI DE QUATRO DELAS. ALGUNS DOS COMPANHEIRO PODE ME INFORMAR COMO POSSO FAZER PARA TER ACESSO AS COLOCAÇÕES DA QUELA ÉPOCA POR FAIXA ESTARIA. PERDI TODOS OS MEUS DIPLOMAS DA CORRIDA COM OS PERCURSO SERA QUE O JORNAL DO BRASIL E ATLANTIC A BOA VISTA ME FORNECERIA. ABRAÇOS A TODOS

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos. Meu nome é José Renato...Maratonista de 1985. Uma das maiores emoções que ja sentir quando participei da maratona do rio 1985. gostaria de infomações de como obter as fotos da chegada e outras mais.meu tempo de corrida foi de:03:36:37 - em-1.614 lugar. Abraços a todos e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Tavares, meu nome é José Adriano dos Santos, sou de Salvador-Ba.Como posso conseguir as minhas fotografias de chegada das Maratonas do Rio de 1985/86 e 87.
    e-mail: mrdriw@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Tavares, meu nome é José Adriano dos Santos, sou de Salvador-Ba.Como posso conseguir as minhas fotografias de chegada das Maratonas do Rio de 1985/86 e 87.
    e-mail: mrdriw@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Tavares, estou em busca das minhas fotografias de chegada nas Maeatonas do Rio de 1985/86 e 87.
    Atencisamente,
    José Adriano dos Santos (Salvador-Ba)
    e-mail: mrdriw@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá amigo, tenho um problema semelhante a outros colegas, perdi as fotos da chegada das maratonas 85 e 86, sabe como consegui-las(interrog)
    agradeço qq ajuda, abraços
    luiz claudio, lcmsantiago@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Felipe gostaria de achar algo sobre meu pai ele venceu a maratona de SP não lembro o ano acho q foi em 1985 ou em 1986 não sei o nome dele Jolar Batista De Azevedo infelizmente ele tá morto mas gostaria de resgatar as fotos da chegada dele se puder me ajudar ficarei muito grata simonebatista942@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  23. Olá Felipe!Participei da maratona do rio de Janeiro em 1985.E gostaria de informações de como conseguir a foto da chegada. Desde de já o meu muito obrigado . jrmecveiculos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá participei da maratona de 1984 85 e 86 gostaria de saber a minha colocação e se possível fotos: meu e-mail é ewerton.sl@uol.com.br

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Carlos Henrique Alves Oliveira, email: ch_hispano@hotmail.com
    Participei da maratona de 1985, gostaria de saber se tem foto minha e nome constando na lista de chegada dos corredores.

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é José Adriano dos Santos. Ccrrir a Maratona do Rio em 1985, com o tempo de 03:31':54'', em 1.419 lugar. Quero saber se tem como conseguir a minha foto da chegada. Obrigado
    E-MAIL mrdriw@hotmail.com

    ResponderExcluir