terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Desafio do Cristo

No domingo, 01/02, foi realizada a prova "Desafio do Cristo". A competição de 19 Km tinha como reta de chegada o Cristo Redentor. Porém, por questões de "burrocracia" os organizadores foram impedidos de realizar a chegada lá, terminando então no local conhecido como Paineiras. Mas isso não tirou a originalidade do evento que tinha como idéia central uma corrida por dentro do Parque Nacional da Tijuca composto pela vegetação da mata Atlântica.


O percurso era desafiador: muitas subidas e muitas descidas não tinha meio-termo na maioria das vezes.


A corrida iniciou-se às 8:15 com uma desafiafora subida de 5,5 Km! Iniciei a corrida acompanhado de meu amigo Rony, mas logo no 3º Km comecei a andar pois a subida estava muito íngreme e ví que estava perdendo muita energia correndo com quase a mesma velocidade de quem estava caminhando. Alternei corrida e caminhada e fui tirando algumas fotos. Passando pelo mirante conhecido como "vista chinesa" parei completamente e admirei a vista para recuperar o fôlego, eis a foto que tirei:


Chegando no mirante:

Saca o "vizu" do Mirante:


Legal não?
Esta vista me deu um novo ânimo para seguir em frente pois logo após havia um trecho de 3 Km de descidas! Ah, no início da descida passei pelo "checkpoint" de que ia fazer revezamento e encontrei o Hélio "My friend" que me deu um copo d´água muito bem vindo.
Fui descendo com velocidade mas cuidado para não derrapar, passei pelo posto de água do 10 Km e... SEM ÁGUA! Aaaaaahhhhh! Nossa, foi um sentimento horrível, a sorte é que não batia sol em quase trecho nenhum e retardava a sede. Seguí na corrida e novamente uma imagem que me abateu: em um trecho a organização fez um desvio e dividiu a pista (como se abrisse o trajeto e colocasse um "u" bem fino), ou seja, comecei a ver corredores que nunca tinha visto passando por mim voltando sei la de onde! De repente vejo o Rony passando por mim! E ele ja havia me passado havia tempo e ja tinha parado para tirar foto! Só que logo após já alcancei o retorno e acabei por perceber que o desvio não era tão grande assim. Continuei a correr - sem água lembrando - e quando chegou no Km 10 foi "a morte": o trecho do Alto da boa vista, um local sem sombra, daí chutei o balde: parei no posto para ir no banheiro e comprar duas garrafinhas d´água e ainda peguei uma fila de corredores sedentos... saí do posto, olhei um taxi na rua... er bem... "Não, não vou desistir!", pensei! Seguí desanimado com uma garrafa na mão, passei por um mirante e pedí pra tirarem uma foto de mim:
Continuei a correr pra ver no que ia dar, aos poucos fui me concentrando até que no Km 13 retomei a corrida e fui levando até o final...

No fim: 19 Km em 2:10:38, mas em um percurso com subidas íngremes quase corrida de montanha, o Rony acabou fazendo em 2:00:02.

Valeu a experiência e a participação nessa prova que tem tudo para bombar ano que vem. E se Deus quiser com água a vontade.

5 comentários:

  1. Parabéns !!!
    Como vc falou, essa prova tem tudo para bombar nos próximos anos, pois ela é única.

    ResponderExcluir
  2. Tive que apagar a msg anterior pq continha erros.
    Realmente esta prova foi muito desafiadora para nós com várias subidas ingremes e descidas fortes, e para os corredores lentos teve outro desafio de correr sem água pois a mesma tinha acabado. Bom para mim foi boa pq não faltou água corri a 2ª parte do desafio e ainda por cima Eu, Hélio e o João subimos no pódio em 3º lugar, só foi uma pena que a organização premiou com um troféu só.
    Parabéns também a vc meu amigo pois completou este desafio brabo.

    Bons treinos,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Você ouviu falar da 1a. Subida do Corcovado? A largada foi na Praça Ben Gurion, no Cosme Velho, e a chegada na Praça abaixo do Monumento do Cristo Redentor. Subida pelo acesso ao Mirante Dona Marta, etc. Esta foi a quente e eu estava nela.
    Jufran Moreira

    ResponderExcluir