Estive pesquisando vídeos sobre corrida e acabei me deparando com este assunto: a forma como pisamos durante a passada. Não falo sobre ser supinador, neutro ou pronador, e sim do modo como o pé aterrisa no solo.
Creio que muita gente, como eu, ao dar a passada da corrida, pisa primeiro com o calcanhar e depois transfere o movimento ao longo do pé. Acredito que esta forma de correr não é a mais econômica, provoca esforços indesejáveis em cada passo e ainda "freia" o nosso corpo.
A passada "eficiente" é aterrisar com a parte da frente do pé (em inglês simplesmente chamada de "toes"). A primeira vista imagina-se que é fazer o mesmo movimento que fazemos mas esticando a ponta do pé. Não é isso. Não é pra ser bailarino.
Na verdade o movimento do corpo todo tem que mudar a postura e o pé deve aterrisar embaixo de nós. Experimente correr devagar e descalço e naturalmente vem o movimento correto. Ontem fiz algumas experiências e realmente me sentí mais leve correndo. Ao comparar com o movimento antigo então, nota-se claramente a diferença, o impacto causado a cada passada.
A princípio não correrei mais aterrisando com o calcanhar (ainda estou me adaptando, claro).
Aqui estão os vídeos:
- Do que estou falando?
- Uma comparação dos dois tipos de pisada:
- Explicação sobre como pisar corretamente (está em inglês mas acho que dá pra aprender mesmo sem saber):
- Exemplo prático, vejam como no grau mais perfeito a pisada é sutilmente feita pela parte da frente:
Competição nº 562 - Fla Run 2025
Há 2 meses
---------\\\\|/---------
ResponderExcluir--------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo-
Muito boa a dica e já estou fazendo uso dessas passadas...showww...
Bons treinos,
Jorge Ultramaratonista
www.jmaratona.com